Noticia 2017 08 1

Agosto Dourado: Mês do Aleitamento Materno

Conhecido como “Agosto Dourado”, o mês comemorativo tem como missão conscientizar a população e os profissionais de saúde sobre o valor do aleitamento materno para a saúde da mãe e do bebê, além de contribuir para a redução das taxas de mortalidade infantil e materna. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, apenas 41% das mães amamentam exclusivamente até os seis meses.

O leite materno é considerado o melhor alimento para os bebês por conter todos os nutrientes necessários para que cresçam de forma saudável, favorecendo uma série de benefícios essenciais para a vida do recém-nascido como o fortalecimento da imunidade, na diminuição dos riscos a alergias e no combate à anemia.

Mas, os benefícios não são apenas para os bebês, as mães também são favorecidas com uma recuperação mais rápida do útero, diminuindo assim o risco de hemorragia e anemia após o parto.

• Benefícios do Aleitamento Materno:

– O leite humano possui um importante papel na imunidade dos bebês, pois contém células de defesa e fatores anti-infecciosos capazes de proteger o organismo do recém-nascido;

– O processo da amamentação tem um papel importante contra o estresse. O contato com a mãe faz com que o bebê se sinta mais seguro e tranquilo, evitando o choro e a ansiedade na criança.

– O esforço do bebê para sugar o leite ajuda no desenvolvimento dos pulmões, fortalecendo o órgão contra alergias alimentares. Além disso, ainda colabora para a formação do sistema imunológico da criança, prevenindo a obesidade e a intolerância ao glúten.

– Fácil de ser digerido, provoca menos cólicas nos bebês.

– Ajuda as mães também na redução do peso e minimiza o risco de desenvolver câncer de mama e de ovário.

Procure sempre a orientação de um especialista e viva bem!