Noticia 2017 06 3

Atividade física no inverno: eis a questão

Chegada do inverno, estação mais fria do ano. Chocolate quente, aumento do consumo de calorias, agasalhos, edredons e aquela vontade de hibernar, como os ursos, para só acordar na primavera. Com a queda da temperatura, muitas pessoas acabam interrompendo suas atividades físicas, fragilizando a resistência do seu organismo e servindo como porta de entrada para uma série de doenças típicas da estação.

Essa é a época que o corpo mais precisa de movimento.  Nesse período os músculos ficam ainda mais contraídos e a possibilidade de lesões e dores tende a aumentar. Na verdade, os benefícios dos exercícios no inverno não são diferentes dos benefícios do verão, como o aumento da disposição, da capacidade cardiorrespiratória e manutenção da força muscular, além da sensação de bem-estar provocada pela liberação de endorfina.

As pessoas que praticam atividades físicas nessa época do ano podem ter vantagens únicas, como a melhora do apetite e do sono, melhorando ainda o condicionamento e tornando o organismo menos vulnerável a doenças.

  • Observe alguns cuidados necessários antes de fazer exercícios em baixas temperaturas:

– Mesmo com o clima frio, o ideal é usar roupas leves como calça e casaco de moletom.  Abafar o corpo com muita roupa deixa a pessoa sujeita aos mesmos problemas que teria no calor;

– No frio, faça alongamentos antes e depois das atividades para evitar lesões musculares, mais comuns nesta época;

– Escolha um horário em que o sol esteja mais quente (não necessariamente ao meio-dia), mas em um horário em quer o calor do sol estimule seus músculos a praticar exercícios físicos ao ar livre;

– Hidratação antes, durante e depois é essencial, pois assim como no verão seu corpo também perde líquido através da transpiração;

Lembre-se: passar a maior parte do tempo ingerindo calorias e ficar debaixo das cobertas durante todo o inverno, sem fazer exercícios ou se movimentar, é um convite ao sedentarismo – considerado uma doença capaz de gerar muitas outras. Comece agora a praticar atividades físicas e feche a estação mais fria do ano melhor e mais em forma do que no inverno passado.

Procure sempre a orientação de um especialista e viva bem!