Cafe Da Manha

Café da Manhã: A refeição mais importante do dia

dormir-bemSe já foi dito a você, desde a infância, que a refeição mais importante do dia é o café da manhã, saiba que essas pessoas não estavam erradas. Comer logo após acordar é extremamente importante e não apenas por dar mais energia durante a manhã, mas porque existem vários benefícios para a saúde decorrentes dessa refeição.

O hábito de se tomar café da manhã contribui para uma alimentação mais saudável, ajuda no emagrecimento, melhora a sua concentração, estimula o metabolismo do corpo e faz bem ao coração. Conheça mais sobre esses benefícios e entenda por que não é uma boa ideia pular a primeira refeição matinal.

Injeção de energia – após o jejum prolongado durante o sono, os níveis de açúcar no sangue estão muito baixos; o café da manhã funciona como uma espécie de combustível que dá energia para iniciar o dia em plena atividade.
Intestino trabalha melhor – comer depois de um tempo em jejum estimula o funcionamento do intestino, ajudando a prevenir a constipação e outros problemas intestinais.

Controle ou perda de peso – dispensar o café da manhã não vai ajudar no emagrecimento, muito pelo contrário. No final das contas, você acaba comendo mais na refeição seguinte para compensar (principalmente se os alimentos forem muito calóricos ou gordurosos).
Memória aguçada – conforme estudos, pessoas que possuem o hábito de tomar o café da manhã regularmente têm melhor desempenho em testes de memória e resolução de problemas.

Coração mais saudável – segundo pesquisa realizada na Universidade Harvard (EUA), homens que pulam o café da manhã têm 27% mais riscos de enfartar ou de sofrer uma doença coronariana fatal.

Dicas para um café da manhã saudável:
• Escolha alimentos à base de trigo ou de outros cereais integrais, como: pão integral ou aveia;
• Opte por frutas como: banana, mamão ou laranja;
• Consuma derivados do leite como: leite, iogurte ou queijo branco no café da manhã.

Se você deixa de comer pela manhã por falta de tempo, tente acordar uns minutos antes ou planeja a refeição matinal na noite anterior, deixando alguns alimentos pré-preparados. Outra opção é separar um lanche para levar e comer assim que chegar à escola ou no trabalho. Se o seu problema é falta de apetite logo que acorda, tente comer menos à noite.

 

Procure sempre a orientação de um especialista e viva bem!