Noticia 2017 02 01

Cuidados com a saúde no Carnaval: tudo para você não perder a festa

carnaval

São cinco dias de pura festa e agitação que se resumem em dançar, pular e se divertir. Porém, existem certos cuidados que devem ser tomados durante o Carnaval para manter-se saudável e não correr o risco de perder a festa. É nessa época do ano que os hospitais lotam com pessoas machucadas, doentes e embriagadas, pois não se previnem e caem na folia sem pensar na saúde.

Além disso, o carnaval brasileiro movimenta todo o país e cada região tem as suas festas típicas com muitas pessoas viajando para curtir a festa em outras cidades, seja no litoral ou no campo. Isso implica em sair da sua rotina normal e muitas vezes os foliões acabam se alimentando mal e ingerindo menos água.

  • Vacinação em dia:

O primeiro passo, segundo os médicos, é estar com a vacinação em dia, pois dependendo da região que você for passar o Carnaval, pode estar ocorrendo epidemia das mais diversas doenças, além de que nessa época do ano, muitos turistas estrangeiros visitam o país e podem trazer com eles vários vírus.

Uma vacina que é muito importante que esteja em dia é a Antitetânica, pois a aglomeração de pessoas e a sujeira deixada por elas nas ruas, como cacos de vidro (de garrafas quebradas), latinhas entre outras coisas, podem trazer grande risco à sua saúde. Para tétano, difteria e coqueluche, a vacina tríplice bacteriana é a indicada.

  • Hidratação:

No Carnaval, a temperatura sobe ainda mais em meio aos foliões e a hidratação é fundamental. Pular e dançar durante cinco dias no verão do Brasil requer muita água, principalmente com o alto consumo de bebidas alcoólicas. Ao contrário de hidratar, o consumo de bebidas alcoólicas estimula que o organismo expulse água do corpo pela urina (o álcool tem função diurética). Por isso, é necessário intercalar a bebida com bastante água.

Para manter o corpo saudável, uma boa pedida são os sucos naturais, água de coco e as bebidas isotônicas, que hidratam o corpo e repõem os nutrientes e as vitaminas para quem deseja aproveitar ainda mais a festa.

  • Alimentação:

Quem está na folia acaba comendo qualquer coisa e em horários irregulares. Muitas vezes a má alimentação pode gerar fraqueza e desnutrição, já que o corpo está cansado pela folia.

Faça o possível para se alimentar em horários regulares e dê preferencia a alimentos leves e ricos em vitaminas e proteínas. Uma ótima dica para quem deseja curtir o Carnaval sem se descuidar da saúde é caprichar no café da manhã, pois ele irá sustentar o seu organismo e dar todos os nutrientes de que você precisa.

  • Exposição ao Sol:

Evite a exposição diretamente ao sol e passe protetor solar a cada 2 ou 3 horas se transpirar muito ou entrar na água. Use sempre chapéu e óculos escuros sempre que sair à rua.

Use também roupas leves e sapatos confortáveis para evitar as bolhas e os calos (tênis e meias são uma boa escolha).

  • Se beber, não dirija:

O índice de acidentes devido à embriaguez aumenta consideravelmente durante o Carnaval. Muitos foliões abusam na hora da festa e depois voltam para a casa dirigindo, o que representa um grande risco à segurança e que podem ser evitados facilmente.

Uma solução pode ser o revezamento no volante: uma das pessoas do grupo não consome bebida alcoólica e volta dirigindo, evitando assim o risco de acidentes. Outra opção segura é a utilização de meios de transportes públicos.

  • Sexo Seguro:

Apesar dos vários alertas divulgados nas mídias, muitas pessoas em meio à empolgação acabam não dando importância para o uso do preservativo e isso pode causar problemas sérios de saúde como as DSTS (Doenças Sexualmente Transmissíveis) ou uma gravidez indesejada. Portanto o uso da camisinha é fundamental.

Cuide da sua saúde para que possa curtir esse e muitos outros Carnavais.

Fonte: Bensaúde

Procure sempre a orientação de um especialista e viva bem!