Dor Lombar

Dor lombar: um incômodo que não precisa fazer parte da sua vida

lombarA dor lombar afeta cerca de 80% da população adulta ao redor do mundo. É a segunda maior causa de consultas médicas, ficando atrás apenas das gripes. Os prejuízos são muitos. Atividades rotineiras são prejudicadas, a energia fica limitada e a sensação de cansaço, desânimo e até depressão só aumenta.

É mais fácil eliminar a dor lombar quando ela é tratada no estágio inicial. Infelizmente, a maioria das pessoas espera até que não consiga mais se mover ou que a dor comece a irradiar para as pernas. O primeiro passo para aliviar a dor não é tratar músculos ou articulações. Mas, identificar a causa que gerou a dor lombar, como uma má postura ou movimentos executados diariamente de forma incorreta.

São várias as causas para as dores lombares e muitas são as maneiras de eliminá-las. Elas não precisam fazer parte da sua vida. Confira abaixo algumas dicas simples que ajudam a eliminar as dores lombares.

• Compense os efeitos da gravidade:
A maioria dos adultos passa o dia todo andando, sentado ou de pé. A gravidade causa uma sobrecarga aos músculos, ligamentos e discos intervertebrais da região lombar. Levando a uma das causas mais comuns de dores lombares: a compressão discal. Uma solução é optar por deitar-se quando possível.

• Faça aquecimento e alongamento:
Procure fazer aquecimento e alongamento sempre! Alongue sua lombar antes de ir para a cama, quando acordar pela manhã e ao final do dia de trabalho. Existem alongamentos simples que diminuem a tensão e preparam sua lombar para o dia seguinte, como abraçar as pernas enquanto está deitado.

• Se a dor persistir procure ajuda profissional:
Não espere a dor aumentar. Métodos como a acupuntura, a osteopatia e exercícios (como o pilates) com o acompanhamento de um instrutor também ajudam. Mas, nada substitui uma consulta com um profissional especializado em dor lombar.

Procure sempre a orientação de um especialista e viva bem!