Educacao Musical

Educação musical: Desenvolvimento da criança na primeira infância.

Pode ser no carro, na sala de aula ou na festa de aniversário. Ouvir música com as crianças é sempre muito bom, não é? Pois saiba que o contato precoce com este tipo de arte ainda é capaz de beneficiar o aprendizado de seu filho. Cantar e tocar instrumentos faz com que ele estimule áreas neuronais que serão trabalhadas futuramente com outras funções, como nos cálculos matemáticos ou na leitura de textos.

A educação musical é uma forma lúdica para a criança entrar em contato com esse universo e desenvolver a sua percepção auditiva. Assim ela já começa a distinguir um som agudo de um grave e percebe as mudanças de ritmo. Essa percepção só é possível por que há um estímulo na região cerebral denominada córtex auditivo.

Ouvir uma canção trabalha ainda a coordenação motora, já que seu filho sentirá o ritmo e o reproduzirá com movimentos corporais. Além disso, o aprendizado musical ajuda até mesmo no processo de alfabetização da criança, já que os princípios de aprender uma canção e de ler um texto são muito parecidos. É a transformação da língua falada em símbolos que precisam ser decodificados.

A presença da música na educação da primeira infância torna a criança mais capaz de criar, inventar e reinventar o mundo à sua volta. A criança criativa raciocina melhor, tem mais facilidade para inventar meios para resolver problemas e dificuldades. Uma qualidade fundamental em um mundo em que a tecnologia busca soluções cada vez mais criativas e elaboradas para seus problemas.

Principais benefícios música para as crianças:

 – Aprender música na primeira infância aguça a percepção e desenvolve o raciocínio.

– Gera sensação de liberdade que deixa a vida mais leve, feliz e comunicativa.

– A criança adquire estrutura emocional e psicológica para uma vida saudável.

– Potencializa a capacidade de ouvir, interpretar e interagir.

Desenvolve a fala, a rapidez de raciocínio e o poder de concentração da criança.

Procure sempre a orientação de um especialista e viva bem!