Noticia 2017 04 03

Ergonomia: postura corporal no trabalho

Durante a jornada de trabalho é fundamental, conforme as características peculiares de cada função, que os trabalhadores executem suas tarefas com uma postura correta, com objetivo de não comprometer a integridade física e a saúde. Hábitos corretos e exercícios específicos podem ajudar a evitar possíveis problemas com a saúde durante o expediente.

O esgotamento físico e emocional, muitas vezes causados a partir dos fatores que envolvem os problemas posturais do indivíduo no ambiente laboral, diminui o rendimento do trabalhador, podendo proporcionar desde enxaqueca, lombalgia, hipercifose e tendinite, até doenças crônicas, como por exemplo: a escoliose e a hérnia de disco.

A maioria das dores e desconfortos podem ser diminuídas ou então eliminadas através de simples ações que podem ser realizadas durante o horário de expediente. Confira as principais dicas para uma postura corporal correta no ambiente de trabalho:

  • Coluna ereta:

Manter a coluna ereta e evitar inclinar o tronco para frente enquanto trabalha é uma das melhores maneiras de manter a boa postura corporal durante o trabalho. Agindo dessa forma, automaticamente as costas ficarão encostadas na cadeira, bem com os dois pés ficarão apoiados ao chão, evitando a sobrecarga principalmente na coluna lombar.

  • Uma boa noite de sono:

Posições na hora do sono podem aliviar a coluna. Dormir de lado com travesseiros baixos para apoiar a cabeça e também entre as pernas é o suficiente para permitir que a coluna não rotacione, além de garantir uma altura adequada ao quadril durante a noite. Dessa forma, o corpo não sofre qualquer tipo de pressão e as dores são aliviadas.

  • Distribua o peso:

Enquanto uns trabalham em pé, outros trabalham sentados. A dica para quem passa grande parte do dia em pé é: distribua o peso do corpo da maneira mais homogênea possível, ou seja, descarregue o peso sobre os dois pés, evitando apoiar todo o seu peso em apenas um único lado do corpo. Essa é a maneira de evitar danos à coluna, como escoliose, por exemplo, além de aliviar as dores e as tensões.

  • Evite carregar pesos:

Evite fazer uso de bolsas pesadas sobre apenas um ombro, caso tenha que carregar algo, dê preferência a uma mochila que distribuirá o peso de maneira homogênea ou então, se possível, leve o conteúdo a ser carregado dentro de uma mala segurando com uma das mãos. Peso em demasia apoiado de forma incorreta só traz malefícios.

  • Musculação e Atividades Físicas:

Praticar atividades físicas de maneira regular e realizar musculação ao menos 3 vezes por semana, proporciona um ganho de força e até mesmo de massa muscular.

  • Pratique alongamentos e faça pausas:

Antes, durante e depois do expediente é possível realizar simples alongamentos que tendem a liberar a tensão e relaxar a musculatura.  Além disso, pausas para beber água, tomar um café e ir ao banheiro fazem com que as pessoas saiam de uma posição fixa, aliviando assim basicamente toda a musculatura corporal.

Procure sempre a orientação de um especialista e viva bem!