Noticia 2017 09 1

Hidratação nasal: prevenção contra o tempo seco e a baixa umidade do ar

Durante esses dias de tempo seco e de baixa umidade do ar, o nariz é o órgão do nosso corpo que mais sofre com toda essa alteração climática. Isso porque ele funciona como uma defesa para o nosso sistema respiratório, filtrando qualquer agente agressor que queira entrar no organismo através da cavidade nasal. Por isso, manter o nariz úmido faz com que ele funcione melhor e consiga cumprir suas funções corretamente.

O hábito da hidratação nasal traz tantas vantagens à saúde do organismo que deveria ser uma regra tão comum quanto escovar os dentes todos os dias. As opções são simples e baratas. O soro fisiológico, por exemplo, ajuda não só na limpeza e hidratação do nariz, mas também na prevenção de resfriados, gripes, crises de rinite e até mesmo possíveis sangramentos.

Outras medidas práticas de prevenção que podem ser adotadas são: tomar bastante líquido durante o dia, manter o ambiente úmido com o auxílio de umidificadores ou até mesmo usar toalhas molhadas e bacias com água.

Existem também nas farmácias algumas medicações, em forma de spray, que podem ser borrifadas sem nenhuma contraindicação, pois são compostas apenas por soro fisiológico. Se o desconforto nas narinas persistir por tempo prolongado, procure um otorrinolaringologista para que lhe indique o melhor hidratante nasal para o seu caso.

Procure sempre a orientação de um especialista e viva bem!