Hospital Natural 07 2016

Hospital natural: contato com a natureza faz bem à saúde

invernoO cotidiano turbulento e corrido da maioria das pessoas que vive em grandes metrópoles é normalmente barulhento, estressante e sem grandes possibilidades de contemplar a natureza de forma tranquila e rotineira. Se ar puro e árvores definitivamente não fazem parte da sua vida, saiba o que você e a sua saúde estão perdendo.

Diversos estudos indicam que entrar em contato com a natureza traz benefícios para a saúde. Por isso, se você lamenta a impossibilidade de ir para o campo ou visitar praias regularmente, saiba que apenas 30 minutos diários de conexão com a natureza é o suficiente para que uma pessoa se mantenha saudável.

De acordo com trabalhos científicos, realizados por equipes do Reino Unido e Austrália, pessoas que moram em centros urbanos e visitam parques ou qualquer outra área verde conseguem evitar o estresse, a ansiedade, a depressão e apresentam menores chances de desenvolver pressão alta. Segundo os pesquisadores, a natureza aumenta ainda a predisposição à realização de exercícios, contribui na sociabilidade e faz o ser humano se sentir em casa e com melhoras sensíveis de humor.

Por isso, no meio do corre-corre da vida diária, não deixe de dar uma escapadinha ao parque, à praia ou mesmo aquele jardim que você cultiva em casa. Esse contato com a natureza pode garantir doses extras de disposição e trazer a tranquilidade que você precisa para vencer as batalhas da vida.

 

Benefícios do Contato com a Natureza

– Elevação dos Níveis de Vitamina “D”:
Conhecida como a “vitamina do sol”, essa substância é produzida a partir do contato dos raios solares com a pele e promove a absorção de cálcio pelo organismo. Além disso, a vitamina “D” tem um papel importante na maioria das funções metabólicas, musculares, cardíacas e neurológicas.

– Maior Predisposição aos Exercícios Físicos:
Ao contrário dos ambientes fechados que costumam ser um convite ao sedentarismo, os ambientes ao ar livre tornam as pessoas mais ativas e dispostas a fazer uma caminhada, um passeio de bicicleta ou até mesmo uma simples limpeza ou cultivo de plantas no jardim. O importante é colocar o corpo em movimento.

– Redução dos Sintomas de Estresse:
Passar um tempo em contato com a natureza e realizar tarefas relacionadas a ela, como cuidar de um jardim ou de uma horta, ajuda muito no combater ao estresse diário. Por isso, escolha uma roupa confortável, coloque o seu tênis e escolha um local bem arborizado. Você vai se sentir bem melhor!

– Bom humor e Sensação de Bem-estar:
Estudos mostram que a luz do sol contribui para elevar o humor das pessoas, enquanto a prática habitual de exercícios físicos libera endorfina, despertando assim uma sensação de relaxamento, euforia e bem-estar. Combinar as duas práticas, em um ambiente ao ar livre, certamente fará bem a qualquer pessoa.

– Ar Fresco e Boa Pressão Arterial:
Em ambientes fechados ou com muita poluição, o corpo precisa trabalhar mais para suprir suas necessidades de oxigenação. Trabalhar em excesso significa ter um aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial, o que definitivamente não é um bom negócio para sua saúde.

 

Cuidados Necessários:

É sempre bom lembrar que alguns cuidados básicos devem ser tomados durante as atividades ao ar livre, como o uso de protetor solar, repelentes contra insetos e atenção quanto à qualidade do ar.

Procure sempre a orientação de um especialista e viva bem!