Noticia 2017 05 1

Longevidade: atitudes para viver bem

O envelhecimento é um processo natural que começa no momento em que se nasce e, apesar da genética determinar parte da expectativa de vida e das doenças que provavelmente vão se desenvolver, algumas dicas podem ser seguidas para se alcançar uma vida com qualidade. É possível conseguir viver por mais anos e com saúde.

É fato que, devido à genética e aos produtos tóxicos que o corpo produz diariamente ao realizar o metabolismo, o organismo envelhece um pouco todos os dias, e, assim, todas as moléculas, células e tecidos do corpo têm uma espécie da data de validade que varia, normalmente, entre os 70 e 90 anos.

Mesmo que a expectativa do tempo de vida de uma pessoa seja esse, é plenamente possível viver mais e com saúde. Mas, para isso, é necessário tentar diminuir o efeito do desgaste natural do organismo que aumenta em certas situações do cotidiano.

  • Faça check-ups anuais:

O acompanhamento com consultas médicas e exames de laboratório ou imagem, geralmente feitos a partir dos 30 anos, podem indicar doenças como: colesterol alto, diabetes, pressão alta, nódulos na mama e próstata aumentada, por exemplo, e devem ser feitos de forma anual ou no tempo determinado pelo médico.  Assim, você pode detectar qualquer sinal de doença o mais cedo possível e tratar antes que sejam causados danos ao corpo.

 

  • Remédios só com indicação médica:

Os medicamentos causam uma série de efeitos colaterais que influenciam no funcionamento do organismo e, quando usados desnecessariamente ou em excesso, as consequências ruins podem superar os efeitos bons dos princípios ativos.

 

  • Alimentação saudável:

Dê preferência a uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes. Procure os vegetais orgânicos que são livres de agrotóxicos, substâncias inseticidas, fertilizantes sintéticos e hormônios que, quando em excesso, podem ser tóxicos e acelerar o envelhecimento.  Evite, quando possível, o consumo de alimentos industrializados, pois estes contêm aditivos químicos, além de sabores, corantes e adoçantes artificiais. Lembre-se que comer pouco é também uma forma de evitar a produção de substâncias e radicais livres que causam desgaste e envelhecimento do organismo.

 

  • Pratique atividades físicas regularmente:

A prática de exercícios regulares melhora a regulação hormonal, a circulação sanguínea e a eliminação de toxinas pelo corpo, fazendo com que os órgãos trabalhem melhor e haja um envelhecimento mais lento. O ideal é a combinação de atividades físicas não muito desgastantes e uma alimentação equilibrada para manter o tônus muscular, aumentando a quantidade de cálcio nos ossos e de músculos, além de dificultar o desenvolvimento de doenças, como: osteoporose, diabetes, pressão alta e as relacionadas à imunidade.

 

  • Beba muita água:

A ingestão de água e líquidos como os sucos naturais, chás e água de coco ajuda a aumentar a filtração do sangue pelos rins, acelerando a eliminação de substâncias ruins ao corpo, produzida pela digestão da comida ou de remédios, por exemplo. Além disto, a água mantém as células do corpo hidratadas, melhorando o seu funcionamento.

 

  • Evite a exposição ao sol em excesso:

Os raios do sol contêm radiação UV que, em excesso, provocam lesões e envelhecimento da pele, além de aumentar o risco de câncer e diminuir a imunidade. Em dias ensolarados, use chapéus/bonés, protetor solar e óculos escuros, além de evitar ir à praia e ficar ao sol entre as 10h da manhã e 4h da tarde.

 

  • Controle o estresse:

O estresse e ansiedade em excesso aumentam a produção de hormônios ruins pelo corpo, como a adrenalina e o cortisol que aceleram a velocidade de envelhecimento e aumentam as chances de desenvolver doenças, como: pressão alta, diabetes e doenças cardíacas.

Procure ter hábitos que aumentem o seu bem-estar, mantendo a positividade e bom humor, e que auxiliem no bom funcionamento da mente, como a prática regular de leituras, passeios ao ar livre, idas ao cinema e ao teatro, pois ajudam o cérebro a agir de uma forma melhor e regulam a produção de hormônios, diminuindo o cortisol e a adrenalina.

 

  • Não fume:

Existem quase 5.000 substâncias na composição do cigarro, sendo que mais de 50 são comprovadamente cancerígenas, pois causam efeitos tóxicos ao corpo e provocam um envelhecimento mais rápido. Por isso, para viver mais e melhor, parar de fumar é um grande passo contra o envelhecimento e a formação de câncer.

Procure sempre a orientação de um especialista e viva bem!