Noticia 2017 02 02

Mãos limpas: um hábito simples que evita doenças

volta-as-aulas

De um lado, uma pessoa tosse. De outro, vem um espirro. Pense na sua rotina e responda: quantos objetos você toca durante o dia? Difícil contabilizar, não é? Imagine a condição das suas mãos se você não tiver uma higiene adequada. Para prevenir sua saúde de algumas doenças oportunistas, nada melhor que o simples ato de lavar as mãos.

Vivemos compartilhando objetos. Dentro do transporte público, por exemplo, onde alguém procura se segurar na barra de ferro para não cair, outra pessoa também fez o mesmo. No trabalho, no shopping, em uma festa, na lanchonete e em outros lugares, o banheiro é comum a todos e esse local reserva uma grande oportunidade para as bactérias ou fungos agirem: a maçaneta, a descarga, a torneira. Sem falar que, entre um evento e outro, as pessoas costumam manipular dinheiro, celular e alimentos, proliferando ali doenças como a Hepatite A ou a Conjuntivite, por exemplo.

Muitas vezes, é inevitável conviver com esses riscos, assim como é da natureza ter bactérias, vírus e fungos por todos os lados. Mas, se tratando de enfermidades, a prevenção mínima com a higiene é fundamental.

Como se proteger de doenças oportunistas através do simples hábito de lavar as mãos:

  • Lave as mãos no mínimo 3 vezes ao dia, sempre depois de usar o banheiro e antes de comer, porque isso evita doenças que são causadas por vírus que passam facilmente de uma pessoa para outra, através da contaminação fecal-oral;
  • Ao preparar alimentos crus (como saladas ou sushi);
  • Após espirrar ou tossir;
  • Após tocar em animais ou nos seus dejetos;
  • Após mexer no lixo;
  • Antes e depois de mudar a fralda do bebê;
  • Antes e depois de visitar uma pessoa doente;
  • Antes e depois de tocar em machucados ou feridas;
  • Sempre que as mãos estiverem aparentemente sujas.

O sabonete mais indicado para lavar as mãos no dia a dia é o sabonete comum. Os sabonetes antibacterianos ficam reservados para serem usados em clínicas e hospitais ou quando estiver cuidando de alguma pessoa com uma ferida infectada.

O álcool em gel e as substâncias desinfetantes não são as melhores opções para se desinfetar as mãos no dia a dia, mas pode ser útil ter uma pequena embalagem de álcool em gel ou gel antisséptico dentro da bolsa para limpar o vaso sanitário ou mesmo passar nas mãos antes das refeições.

Fonte: Tua Saúde.

Procure sempre a orientação de um especialista e viva bem!