Saude Ocular

Saúde ocular: uma visão sobre o assunto

invernoA visão é um importante motivador para a comunicação e aprendizagem durante a infância, desempenhando um papel fundamental nos primeiros anos de vida. Os problemas oculares podem se constituir como graves obstáculos para a aprendizagem e socialização das crianças.

A perda visual traz consequências adversas tanto para o indivíduo quanto para a sociedade. Por isso, a identificação e o tratamento precoces de distúrbios oculares devem ser prioritários nos programas de prevenção da saúde ocular. Veja algumas ações que podem ajudar a manter a visão saudável ao longo dos anos.

• Óculos de sol:
Mais do que um artigo de moda, a função mais importante dos óculos de sol é proteger os olhos dos raios ultravioletas. É aconselhável adquirir modelos em uma ótica e optar por lentes escuras com proteção UVA e UVB. A exposição intensa dos olhos ao sol está associada ao desenvolvimento de catarata e degeneração macular relacionada à idade.

• Alimentação:
Prezar por uma dieta saudável e equilibrada é importante para o bem-estar e saúde geral do corpo. O consumo de vegetais de folhas principalmente escuras, como espinafre e couve, alimentos de cor amarelada ou alaranjada, como a cenoura e o mamão, são boas escolhas alimentares para a saúde da visão. No caso do diabético, é preciso fazer um controle dos níveis de açúcar sanguíneo, além também de controlar a ingestão de alimentos ricos em carboidratos, para evitar a retinopatia diabética.

• Mãos x Lentes de contato:
Nunca toque as lentes de contato sem lavar as mãos antes. É preciso ter certeza de que não ficaram resíduos de sabonete ou hidratante, pois essas substâncias podem causar irritação nos olhos. Tão importante quanto lavar as mãos é secá-las bem antes de manusear as lentes, já que elas podem absorver a água e dificultar o procedimento. As lentes precisam ser higienizadas com solução apropriada antes de coloca-las nos olhos e depois de tirá-las. Nunca se deve utilizar saliva ou água para higienizá-las.

• Descanso aos Olhos:
Ao perceber os olhos secos ou cansados, recomenda-se piscar repetidamente e fechar os olhos por alguns segundos. Vale também praticar o seguinte hábito: a cada vinte minutos de contato direto com o computador ou eletrônicos semelhantes, procure olhar para longe por vinte segundos para descansar os olhos do esforço contínuo.

• Exame de Acuidade Visual:
Caso perceba algum declínio de capacidade visual, você deve submeter-se ao exame de acuidade visual e procurar o oftalmologista. Pessoas com mais de 35 anos de idade devem, sempre que possível, submeter-se ao exame de avaliação dos olhos e da visão, com o objetivo de detectar possíveis problemas e alterações.

Procure sempre a orientação de um especialista e viva bem!