Doenca Alzheimer

Setembro Lilás: conscientização sobre a Doença de Alzheimer

alzheimer21 de setembro é considerado o Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença de Alzheimer, por isso ao longo de todo o mês diversos órgãos e instituições do Brasil realizam a campanha Setembro Lilás, caracterizada por integrar várias ações que visam promover os cuidados com a saúde dos idosos e informar sobre a Doença de Alzheimer.

Segundo dados do último relatório da Organização Mundial da Saúde, realizado em conjunto com a Alzheimer’s Disease International, estima-se que 35,5 milhões de pessoas no mundo tenham a doença, e em 2030 esse número pode chegar a 65,7 milhões.

Por ser uma doença do cérebro incurável degenerativa que compromete de forma lenta e progressiva funções cerebrais como linguagem, memória, cálculo e comportamento, com o tempo a pessoa tem sua independência reduzida, precisando de auxílio e cuidados intensivos para executar atividades diárias.

Por isso, diagnosticar precocemente a doença é uma das formas mais eficazes de garantir melhor qualidade de vida à pessoa e à família.

• Sintomas associados à Doença de Alzheimer listados pelo Ministério da Saúde:

– Perda de memória para acontecimentos recentes;
– Repetição da mesma pergunta em um curto período de tempo;
– Dificuldade para acompanhar conversas ou pensamentos complexos;
– Afastamento do convívio social;
– Dificuldade de encontrar caminhos conhecidos;
– Irritabilidade, agressividade e interpretações erradas de estímulos visuais ou auditivos.

• Diagnóstico e Tratamento:

Somente o médico pode diagnosticar a Doença de Alzheimer e indicar tratamentos. Embora a doença não tenha cura, com o tratamento é possível desacelerar a evolução e preservar por mais tempo as funções intelectuais. Os melhores resultados costumam estar associados ao tratamento iniciado nas fases mais precoces da doença.

• Formas de Prevenção:

– Praticar, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física de três a cinco vezes por semana, com orientação de um profissional habilitado.
– Prezar por uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, alimentos ricos em ômega 3, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal;
– Praticar regularmente atividades intelectuais – leituras e jogos lógicos como palavras cruzadas, sudoku e outros.
– Evitar a ingestão excessiva de álcool e não fumar.
– Prevenir e controlar fatores de risco como diabetes, hipertensão e dislipidemias;
– Preservar as relações com familiares e amigos, organizando encontros e conversas frequentemente.

Procure sempre a orientação de um especialista e viva bem!