Noticia 2016 12 03

Vida saudável: o que comer antes, durante e depois dos exercícios

coracao
Dar atenção especial à alimentação é tão importante quanto colocar o corpo em movimento. Alimentar-se de forma correta antes de qualquer treino (seja em casa, na rua ou na academia) aumenta o rendimento durante os exercícios. Além disso, comer o alimento certo depois das atividades pode ajudar a atingir os objetivos com mais eficiência.

Comer antes dos exercícios não faz nenhum mal, desde que não se abuse da quantidade ingerida. Quem passa do limite pode engordar e se sentir mal, pois a digestão fica mais difícil. Mastigar bem e comer devagar ajudam a processar os alimentos e a melhorar o desempenho.

Pré-treino:

Independente do objetivo, o ideal antes de qualquer exercício físico é consumir carboidratos que forneçam energia para o músculo crescer e ajudem a queimar a gordura corporal. É indicado também que essa alimentação seja feita duas horas antes para garantir a absorção dos alimentos sugeridos.

Os tipos mais indicados são os de baixo índice glicêmico, como pães integrais, cereais, batata doce ou frutas. Antes das atividades físicas, os alimentos proteicos não são indicados, pois demoram mais para fornecer energia.

Um bom exemplo de lanche antes da malhação é a tradicional banana amassada com aveia e linhaça.

Durante o exercício:

Lembre-se de beber água frequentemente durante a atividade física. Ela ajuda a hidratar o corpo!

Pós-treino:

Terminado o exercício físico, aposte na proteína. Ela é o nutriente ideal para recuperar a massa muscular perdida durante o exercício.

Porém, para prevenir lesões e melhorar o rendimento no treino seguinte, especialistas indicam combinar a proteína com uma pequena quantidade de carboidrato. Os alimentos devem ser consumidos até uma hora após o treino.

Alimentos proteicos como peito de peru, queijo branco, ricota, cottage, iogurte, leite, carnes magras e soja são algumas opções.

Importante: antes de incluir ou excluir qualquer tipo de alimento da sua dieta, procure um nutricionista. Ele é o profissional indicado para auxiliar na busca por uma alimentação equilibrada e saudável.

Fonte: Blog Unimed.

Procure sempre a orientação de um especialista e viva bem!