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Alimentacao 07 2016

Alimentação saudável: leve qualidade de vida para sua mesa

invernoMuitas vezes, devido à correria que vivemos diariamente, não damos muita atenção ao que comemos na rua ou levamos para a nossa casa quando o assunto é alimentação saudável. A mudança de hábitos alimentares vem com o tempo e a constância até fazer parte da sua rotina. Introduzir qualidade no consumo dos seus alimentos é contribuir para sua saúde.

Conheça algumas dicas que você pode incorporar na alimentação do seu dia a dia e contribuir assim para uma maior qualidade de vida.

– Escolha o consumo de frutas, legumes e verduras:
Elas são ricas em vitaminas, minerais e fibras. As vitaminas colaboram na manutenção e no bom funcionamento do organismo. Já as fibras regulam o funcionamento intestinal, dão sensação de saciedade e podem atuar na prevenção de várias doenças.

– Feijão no cardápio 1 vez ao dia:
O tradicional feijão com arroz (na proporção de 1 para 2), muito utilizado nos lares brasileiros, é uma combinação completa de proteínas e faz bem à saúde. Use também outros tipos de leguminosas como soja, grão-de-bico e lentilha no seu cardápio.

– Reduza o consumo de sal:
Tire o saleiro da mesa. O sódio é essencial para o bom funcionamento do organismo, mas o excesso pode levar ao aumento da pressão no sangue (hipertensão) e outras doenças. Evite temperos prontos, alimentos enlatados e embutidos. Use somente ervas frescas para realçar o sabor.

– Reduza o consumo de alimentos gordurosos:
Evite, se possível, as carnes com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos (no máximo 1 vez por semana). Prefira os alimentos cozidos ou grelhados, leite/ iogurte desnatados e queijos brancos.

– Faça 4 refeições por dia:
Mantenha o hábito de ter café da manhã, almoço, jantar e os lanches. Não pule as refeições. Para lanches e sobremesas, prefira as frutas!

– Mantenha o seu peso dentro dos limites saudáveis:
Verifique o seu IMC (Índice de Massa Corpórea) com seu médico. O IMC mostra se o seu peso está adequado à sua altura.

– Moderação com alimentos ricos em açúcar:
Coma com moderação os doces, bolos e biscoitos. Prefira os cereais integrais.

– Beba água regularmente:
Beba em média 2 litros de água por dia. Dê preferência também aos sucos de frutas frescas

Procure sempre a orientação de um especialista e viva bem!